Mudanças do Oracle Database Net Services

Linux
19 de maio de 2021
Considerações de performance das tabelas
1 de novembro de 2021
Release 19c

Novas Características

Veja os novos recursos disponíveis com o Oracle Database 19c.

Parâmetro COLOCATION_TAG

O parâmetro COLOCATION_TAG é uma string alfanumérica que pode ser usada com o parâmetro CONNECT_DATA da string de conexão TNS. Quando você define o parâmetro COLOCATION_TAG, ele tenta rotear clientes com o mesmo COLOCATION_TAG para a mesma instância do banco de dados. A colocação de sessões na mesma instância pode ajudar a diminuir a comunicação entre as instâncias e, assim, aumentar o desempenho da carga de trabalho que se beneficia por ser executada na mesma instância.

Recursos obsoletos para Oracle Database Net Services 19c

Parâmetro de inicialização SERVICE_NAMES

A partir do Oracle Database 19c, o uso do parâmetro SERVICE_NAMES pelo cliente foi descontinuado. Pode ser cancelado em uma versão futura.

O uso do parâmetro SERVICE_NAMES não é mais suportado ativamente. Ele não deve ser usado para implantações de alta disponibilidade (HA). Não há suporte para usar o parâmetro de nomes de serviço para nenhuma operação HA. Essa restrição inclui FAN, balanceamento de carga, FAILOVER_TYPE, FAILOVER_RESTORE, SESSION_STATE_CONSISTENCY e quaisquer outros usos.

Para gerenciar seus serviços, a Oracle recomenda que você use os utilitários de linha de comando SRVCTL ou GDSCTL ou o pacote DBMS_SERVICE.

Nota: O parâmetro SERVICE_NAMES que está obsoleto é diferente do parâmetro SERVICE_NAME nas cadeias de conexão Oracle Net. O parâmetro SERVICE_NAME ainda é válido.

Ver Planos